Equipe

Equipe da VERO Formação de Gestores

A VERO está organizada em rede de profissionais que se articulam com coordenadorias no desenvolvimento de ações de coaching em projetos de captação de recursos financeiros, na execução de cursos presenciais no Rio de Janeiro e in company e de cursos a distância.


Nilton Almeida Rocha

COORDENADOR GERAL E DE CURSOS EM GESTÃO E EDUCAÇÃO

Mestrado em Educação pela Fundação Getulio Vargas/Instituto de Estudos Avançados em Educação/RJ – registro profissional no Conselho Federal de Educadores e Pedagogos (CFEP) nº 19.001.065. Cursou Ciências Sociais e Filosofia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, exercendo a função de assistente da cadeira de Teoria do Conhecimento em 1967/1968 no curso de Filosofia. Graduado em Filosofia e Teologia pelo Seminário Teológico da Igreja Episcopal do Brasil. Fez Curso Livre ministrado por Paulo Freire, no Foyer Knox/Genebra/Suiça, em 1972. Coordenador técnico do primeiro convênio do Ministério do Planejamento, Organização e Gestão, em 2008/2009, para formação dos primeiros multiplicadores de conhecimento do SICONV nos governos municipais do país. Consultor contratado pelo Banco Mundial e pelo BID para apoiar Programas de Desenvolvimento Institucional de Governos Locais, tendo atuado em países da América Latina e da África. Consultor de programas de desenvolvimento institucional de países africanos de língua oficial portuguesa – PALOP´s – no âmbito de cooperação técnica do governo brasileiro, Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores, nos anos de 1996 a 1998. Organizador e autor de livros sobre administração pública municipal no Brasil. Foi editor executivo da Revista de Administração Municipal – RAM – de 1999 a 2010.

Fabio Rocha

COORDENADOR DE CURSOS DE FINANÇAS E CONTABILIDADE

Doutorando em Planejamento Energético pela COPPE/UFRJ na área de Métodos Quantitativos. Mestre em Teoria Econômica e Graduado em Economia pela UNICAMP. Foi assessor para assuntos econômicos e financeiros da Secretaria de Fazenda da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Desde 2006 trabalha na PETROBRAS e atualmente é Coordenador na área de Desempenho da empresa. Concluiu curso de aperfeiçoamento em Relações com Investidores na Universidade de Michigan, em 2011, e curso de Gerenciamento de Riscos na Universidade de Harvard, em 2012, ambos nos Estados Unidos da América do Norte. Tem artigos e tese publicados sobre desenvolvimento econômico local e finanças municipais.

Suely Guimarães Cecchini

COORDENADORA PEDAGÓGICA

Mestrado em Educação, área de concentração de Psicologia da Educação pela Fundação Getulio Vargas/IESAE, e Graduada em pedagogia pela Universidade Santa Úrsula/RJ. Coordenadora pedagógica de Programas de Educação a Distância de órgãos públicos de atuação nacional, tal como a Fiocruz. Consultora de programas educacionais financiados pelo Banco Mundial em Moçambique, África. Autora de materiais didáticos de diversos cursos de educação na modalidade de educação a distância, bem como responsável pelas ações de desenvolvimento de tutores de cursos. Participou de programas que foram premiados internacionalmente.

Marcos Rogozinski

COORDENADOR DE TECNOLOGIA

Programador e analista de sistema, com mais de 15 anos de atuação no mercado, no Brasil e em outros países. Formado pela Berklee em Boston, atuou como coordenador em TI no projeto de apoio à assistência técnica a todos os 5.564 Governos municipais brasileiros na celebração de convênios com a União. Desenvolveu diversos sistemas na área de educação tendo ganho o Prêmio de Excelência da Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED - na modalidade relato de experiência em projeto com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Professor Dr. Thiago de Oliveira

AUTORES

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Mestre em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Doutorando em Direito – Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade de Lisboa/Portugal – UL. Ex-pesquisador visitante de Ludwig Maximilians Universität - LMU - Munique/Alemanha e do Instituto Max Planck de Direito Público Comparado -Heildelberg/Alemanha. Professor efetivo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ na área de Direito Público. Autor do livro “O poder local e o federalismo brasileiro” e co-autor, coordenador do livro “Diversos enfoques do princípio da igualdade. Artigo: O Princípio da Igualdade e as Pessoas Coletivas: alguns pontos polêmicos”, ambos publicados pela Ed. Fórum. Palestrante e autor de diversos artigos sobre direito constitucional e administrativo publicados em revistas especializadas.

Rogério Pacheco Alves

AUTORES

Promotor de Justiça no Estado do Rio de Janeiro, trabalhando nas áreas de tutela do patrimônio público e improbidade administrativa. É co-autor do livro "Improbidade Administrativa" e autor do livro "Prerrogativas da Administração Pública nas Ações Coletivas", ambos publicados pela Editora Lumen Juris. É mestre em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense e Pós-Graduando em Filosofia Contemporânea pela PUC-RJ.

Rosana da Silva Marques Simões

AUTORES

Contadora com especialização em Contabilidade Pública. Servidora concursada da Controladoria Geral do Município do Rio de Janeiro desde de 1995. Atua em Gerências de Contabilidade e Auditoria nas Secretarias de Educação, de Governo e de Assistência Social. Nos últimos 10 anos tem trabalhado na Contadoria Geral da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, participando da contabilização dos Fundos Municipais de Saúde e de Assistência Social e da Folha de Pagamentos da Administração Direta e Indireta.

Leonardo de Oliveira El-Warrak

AUTORES

Mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), especialista em Gestão Hospitalar e Programação em Saúde pela (ENSP/FIOCRUZ). É docente no curso de MBA Executivo em Saúde da FGV-RJ. Ganhador duas vezes do prêmio maior da administração pública municipal do Rio de Janeiro com monografias sobre os temas contratualização e avaliação de programas governamentais. Atualmente é coordenador geral de uma região de saúde no Rio de Janeiro. Atuou como assessor de Planejamento e coordenador geral dos projetos de ensino com o Grupo Hospitalar Conceição (GHC-RS) entre outros. Doutorando em Engenharia de Produção na COPPE-UFRJ.

Gabriel Fiuza de Bragança

AUTORES

Doutor (PhD) em economia pela Victoria University of Wellington (Nova Zelândia), trabalha como pesquisador do IPEA e é professor de MBA da FGV nas áreas de Macroeconomia e Financiamento do Setor Elétrico. Mestre em economia pela EPGE/FGV e mestre em métodos matemáticos em finanças pelo IMPA. Suas áreas de interesse incluem finanças, projetos, investimentos, organização industrial, regulação econômica e economia da infraestrutura. Gabriel recebeu prêmios no Brasil e na Austrália por seus artigos, possui publicações em periódicos e participou da elaboração de alguns livros, tais como (i) Regulação e Concorrência no Brasil - Governança, Incentivos e Eficiência, (ii) Ajustes Fiscais: Experiência de Países Selecionados e (iii) "Forest Valuation under Carbon Price").

Alessandro Bunn Bergamaschi

AUTORES

Mestrando em Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento pela Academia da Propriedade Intelectual, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI. Pós Graduado em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Cândido Mendes – UCAM - e Graduado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Servidor concursado do INPI. Atualmente, é Coordenador de Infraestrutura, Suporte e Segurança da Informação do Instituto, sendo responsável pelo planejamento, execução e controle de contratações.

Professor Dr. Marcos Correia Gomes

AUTORES

Graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ. Mestre em Direito da Cidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ. Mais de quinze anos de experiência no magistério em sede de Graduação e de Pós-graduação, especialmente em Direito Administrativo e Direito Urbanístico. Lecionou e leciona nas seguintes instituições de ensino: IBMEC, Unigranrio, Faculdade Cândido Mendes e Fundação Getulio Vargas. Foi Procurador-Chefe da Procuradoria de Serviços Públicos, Patrimônio, Meio Ambiente e Urbanismo do Município de Nova Iguaçu/RJ, encarregada também da revisão e aprovação de todas as minutas de editais de licitação, contratos e convênios e Procurador Adjunto Administrativo do Município de Petrópolis/RJ. Em sua atuação em escritórios de advocacia, possui experiência em direito urbanístico, licitações e contratos e questões relacionadas ao patrimônio público. Atua também em defesa de gestores públicos junto aos órgãos de controle, notadamente o Tribunal de Contas da União, e em análises de estruturas para contratos de concessão para serviços públicos e exploração de infraestruturas públicas. Possui vários artigos publicados em Revistas técnicas, com destaque para as áreas de Licitações e Contratos e Direito Urbanístico.

Arildo José Uller

AUTORES

Mestre em Gestão de Políticas Públicas. Consultor e Assessor em Organização, Estruturação de Departamentos e Gestão das Receitas Municipais, especialmente na Recuperação de Créditos inscritos ou não em Dívida Ativa. Co-autor do livro Gestão na Cobrança de Tributos, Editora Boiteux, 2007. Autor de vídeos de desenvolvimento profissional voltados à gestão da cobrança de tributos e ao atendimento ao(à) contribuinte. Organizou e desenvolveu funções na área de cobrança de Prefeituras Municipais do Estado de Santa Catarina.

Professor Dr. Marcos Roberto Pinto

AUTORES

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo/USP. Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Pós-Graduado em Administração de Empresas (PPGA) pela Universidade de São Paulo. Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP), com a defesa da tese: Educação com entretenimento: um experimento com SimCity para curtir e aprender contabilidade governamental. Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com atuação nas seguintes disciplinas: Planejamento e Orçamento Público; Contabilidade Pública; Finanças Públicas. Foi Professor da Universidade Federal Fluminense – UFF - e Coordenador do Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, na modalidade EAD, da Universidade Aberta do Brasil – UAB. Forte experiência em assessoria técnica na execução de projetos relacionados às finanças públicas e na orientação aos governos municipais sobre Orçamento e Contabilidade Pública, melhoria da gestão financeira e aumento da arrecadação de receitas próprias dos Municípios.

Priscila Krauss

AUTORES

Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva IESC-UFRJ. Doutoranda em Saúde Coletiva pelo IESC-UFRJ. Atua como pesquisadora e coordenadora de campo em projetos de pesquisa no Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ, em parceria com outros centros acadêmicos e universidades, como a Fundação Oswaldo Cruz e a University of Columbia (EUA). É autora de artigos científicos sobre a epidemiologia dos transtornos mentais e violências, e revisora de periódicos, como a Revista Panamericana de Salud Pública/Pan American Journal of Public Health's. Tem experiência na área de Saúde Pública e Epidemiologia, com ênfase em Sistemas de Informação em Saúde.

Alexandre Rangel

AUTORES

Consultor do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão em ações de capacitação no SICONV. Co-autor e responsável pelos tutoriais do Manual para Usuários de Entidades sem Fins Lucrativos sobre o SICONV, publicado pelo Ministério do Planejamento/Secretaria de Gestão e disponível no Portal de Convênios – www.convenios.org.br. Instrutor de cursos do SICONV coordenados pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão nas regiões Nordeste, Norte e Distrito Federal e instrutor de programas apoiados pela União Europeia, Mercosul e Fundação Friedrich Ebert. Chefe da área administrativa da Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal. Bacharel em Filosofia e MBA em Planejamento Estratégico e Democrático.

Marcia Valeria Meni Fonseca

AUTORES

Engenhara Civil e Gestora de Convênios, Contratos de Repasse e Financiamentos no Município de Guarulhos, Estado de São Paulo, há mais de 13 anos. Monitora, acompanha e orienta a execução de convênios do Município com a União e o governo do Estado de São Paulo. No exercício dessa função orienta as Secretarias e órgãos do governo na operação do SICONV, desde a elaboração, inclusão e envio de propostas/projetos até a prestação de contas e sua finalização. Formada em “Gestão de Contratos de Repasse e de Financiamento” pela Caixa Econômica Federal, em “Operação do SICONV: Funcionalidades e Gestão do Sistema”, pela Vero Formação de Gestores, em “Convênios e Contratos de Repasse” pelo IBAM, em “Gestão de Convênios “, pela Premium Seminários e Cursos, e em “Licitações e Contratos”, pela D’Accord Assessoria.

José Antonio Aguiar Neto

AUTORES

Formado em Estudos Sociais. Pós graduado em docência no ensino superior. Diversos artigos publicados em seminários nacionais e internacionais sobre a temática transferências de recursos da União. Atualmente é Coordenador Geral da Plataforma Tecnológica de Transferências da União da Secretaria de Gestão do Ministério da Economia. Experiência nas áreas de gestão de projetos, análise de requisitos e desenvolvimento de aplicações para os setores de desenvolvimento de software governamental. Experiência em governança de sistema, mapeamento de processos, compras governamentais e gestão de transferências de recursos da União para estados, municípios e Organizações da Sociedade Civil. Atuou como Coordenador de Relações Institucionais para a Prefeitura da Cidade de Recife e para o Governo do Estado de Pernambuco.