Equipe da VERO Formação de Gestores

A VERO está organizada em rede de profissionais que se articulam com coordenadorias no desenvolvimento de ações de coaching em projetos de captação de recursos financeiros, na execução de cursos presenciais no Rio de Janeiro e in company e de cursos a distância.


COORDENADOR GERAL E DE CURSOS EM GESTÃO E EDUCAÇÃO

Nilton Almeida Rocha - Mestrado em Educação, área de concentração em Filosofia da Educação, pela Fundação Getulio Vargas/Instituto de Estudos Avançados em Educação/RJ. Cursou Ciências Sociais e Filosofia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, exercendo a função de monitor da cadeira de Teoria do Conhecimento no curso de Filosofia. Graduado em Filosofia e Teologia pelo Seminário Teológico da Igreja Episcopal do Brasil. Fez Curso Livre ministrado por Paulo Freire, no Foyer Knox/Genebra/Suiça, em 1972, quando do processo de elaboração do livro Cartas à Guiné-Bissau. Coordenador técnico do primeiro convênio do Ministério do Planejamento, Organização e Gestão, em 2008/2009, para formação dos primeiros multiplicadores de conhecimento do SICONV nos governos municipais do país. Consultor contratado pelo Banco Mundial e pelo BID para apoiar Programas de Desenvolvimento Institucional de Governos Locais, tendo atuado em países da América Latina e da África. Consultor de programas de desenvolvimento institucional de países africanos de língua oficial portuguesa – PALOP´s – no âmbito de cooperação técnica do governo brasileiro. Organizador e autor de livros sobre administração municipal no Brasil. Foi editor executivo da Revista de Administração Municipal – RAM.

COORDENADOR DE CURSOS DE FINANÇAS E CONTABILIDADE

Fabio Rocha - Doutorando em Planejamento Energético pela COPPE/UFRJ na área de Métodos Quantitativos. Mestre em Teoria Econômica e Graduado em Economia pela UNICAMP. Foi assessor para assuntos econômicos e financeiros da Secretaria de Fazenda da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Desde 2006 trabalha na PETROBRAS e atualmente é Coordenador na área de Desempenho da empresa. Concluiu curso de aperfeiçoamento em Relações com Investidores na Universidade de Michigan, em 2011, e curso de Gerenciamento de Riscos na Universidade de Harvard, em 2012, ambos nos Estados Unidos da América do Norte. Tem artigos e tese publicados sobre desenvolvimento econômico local e finanças municipais.

COORDENADORA PEDAGÓGICA

Suely Guimarães Cecchini - Mestrado em Educação, área de concentração de Psicologia da Educação pela Fundação Getulio Vargas/IESAE, e Graduada em pedagogia pela Universidade Santa Úrsula/RJ. Coordenadora pedagógica de Programas de Educação a Distância de órgãos públicos de atuação nacional, tal como a Fiocruz. Consultora de programas educacionais financiados pelo Banco Mundial em Moçambique, África. Autora de materiais didáticos de diversos cursos de educação na modalidade de educação a distância, bem como responsável pelas ações de desenvolvimento de tutores de cursos. Participou de programas que foram premiados internacionalmente.

COORDENADORA DE TUTORIA

Kellem Raquel Brandão de Oliveira Torres - Especialista em Saúde da Família pela Universidade Federal do Amapá em parceria com o Ministério da Saúde (PITS) e em Vigilância e Saúde Ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Gestora por 4 anos consecutivos da Estratégia Saúde da família no município de Macapá-AP. Membro da equipe de Formação de Tutores em Educação a Distância da Fundação Instituto Oswaldo Cruz – FIOCRUZ. Validadora de material didático voltado para cursos de educação na modalidade de educação a distância.

COORDENADOR DE TECNOLOGIA

Marcos Rogozinski - Programador e analista de sistema, com mais de 15 anos de atuação no mercado, no Brasil e em outros países. Formado pela Berklee em Boston, atuou como coordenador em TI no projeto de apoio à assistência técnica a todos os 5.564 Governos municipais brasileiros na celebração de convênios com a União. Desenvolveu diversos sistemas na área de educação tendo ganho o Prêmio de Excelência da Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED - na modalidade relato de experiência em projeto com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

OUTROS AUTORES E INSTRUTORES DA VERO – clique aqui

Professor Dr. Thiago de Oliveira - Graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Mestre em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Doutorando em Direito – Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade de Lisboa/Portugal – UL. Ex-pesquisador visitante de Ludwig Maximilians Universität - LMU - Munique/Alemanha e do Instituto Max Planck de Direito Público Comparado -Heildelberg/Alemanha. Professor efetivo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ na área de Direito Público. Autor do livro “O poder local e o federalismo brasileiro” e co-autor, coordenador do livro “Diversos enfoques do princípio da igualdade. Artigo: O Princípio da Igualdade e as Pessoas Coletivas: alguns pontos polêmicos”, ambos publicados pela Ed. Fórum. Palestrante e autor de diversos artigos sobre direito constitucional e administrativo publicados em revistas especializadas.
Rogério Pacheco Alves - Promotor de Justiça no Estado do Rio de Janeiro, trabalhando nas áreas de tutela do patrimônio público e improbidade administrativa. É co-autor do livro "Improbidade Administrativa" e autor do livro "Prerrogativas da Administração Pública nas Ações Coletivas", ambos publicados pela Editora Lumen Juris. É mestre em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense e Pós-Graduando em Filosofia Contemporânea pela PUC-RJ.
Cristiane Miziara Mussi - Doutora em direito previdenciário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP, Professora Adjunta da Universidade Federal Rural do Rio de janeiro - UFRRJ. Mestre em direito das relações sociais (subárea de direito previdenciário) pela PUC/SP; Especialista em direito do consumidor pela Universidade de Riberão Preto - UNIRP. Professora convidada para Cursos de pós-graduação em direito previdenciáro em universidades dos estados de Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo. Consultora jurídica. Autora de obras jurídicas.
Rosana da Silva Marques Simões - Contadora com especialização em Contabilidade Pública. Servidora concursada da Controladoria Geral do Município do Rio de Janeiro desde de 1995. Atua em Gerências de Contabilidade e Auditoria nas Secretarias de Educação, de Governo e de Assistência Social. Nos últimos 10 anos tem trabalhado na Contadoria Geral da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, participando da contabilização dos Fundos Municipais de Saúde e de Assistência Social e da Folha de Pagamentos da Administração Direta e Indireta.
Leonardo de Oliveira El-Warrak - Mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), especialista em Gestão Hospitalar e Programação em Saúde pela (ENSP/FIOCRUZ). É docente no curso de MBA Executivo em Saúde da FGV-RJ. Ganhador duas vezes do prêmio maior da administração pública municipal do Rio de Janeiro com monografias sobre os temas contratualização e avaliação de programas governamentais. Atualmente é coordenador geral de uma região de saúde no Rio de Janeiro. Atuou como assessor de Planejamento e coordenador geral dos projetos de ensino com o Grupo Hospitalar Conceição (GHC-RS) entre outros. Doutorando em Engenharia de Produção na COPPE-UFRJ.
Adriana Rodrigues Saldanha de Menezes - Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ- 2012). Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (1998). Orientadora Educacional concursada pela Prefeitura Municipal de Angra dos Reis. Larga experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial nas esferas da Política Pública e Implantação de Educação Inclusiva. Pesquisadora na linha de Pesquisa Educação Inclusiva e Processos Educacionais, na UERJ. Atuou como tutora de cursos a distância do Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro - CEDERJ. Exerce o cargo de Gerente de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Angra dos Reis, RJ.
Gabriel Fiuza de Bragança - Doutor (PhD) em economia pela Victoria University of Wellington (Nova Zelândia), trabalha como pesquisador do IPEA e é professor de MBA da FGV nas áreas de Macroeconomia e Financiamento do Setor Elétrico. Mestre em economia pela EPGE/FGV e mestre em métodos matemáticos em finanças pelo IMPA. Suas áreas de interesse incluem finanças, projetos, investimentos, organização industrial, regulação econômica e economia da infraestrutura. Gabriel recebeu prêmios no Brasil e na Austrália por seus artigos, possui publicações em periódicos e participou da elaboração de alguns livros, tais como (i) Regulação e Concorrência no Brasil - Governança, Incentivos e Eficiência, (ii) Ajustes Fiscais: Experiência de Países Selecionados e (iii) "Forest Valuation under Carbon Price").
Christian Vonbun - Graduado em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), possuindo mestrado em Economia na mesma instituição e MBA em finanças no IBMEC/RJ. É pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, trabalhando na área de pesquisa macroeconômica. É professor da Faculdade de Administração do IBMEC/RJ, já tendo lecionado cursos na Faculdade de Economia da UERJ e em curso livre na Marinha do Brasil.
Alessandro Bunn Bergamaschi - Mestrando em Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento pela Academia da Propriedade Intelectual, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI. Pós Graduado em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Cândido Mendes – UCAM - e Graduado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Servidor concursado do INPI. Atualmente, é Coordenador de Infraestrutura, Suporte e Segurança da Informação do Instituto, sendo responsável pelo planejamento, execução e controle de contratações.
Professor Dr. Marcos Correia Gomes - Graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ. Mestre em Direito da Cidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ. Mais de quinze anos de experiência no magistério em sede de Graduação e de Pós-graduação, especialmente em Direito Administrativo e Direito Urbanístico. Lecionou e leciona nas seguintes instituições de ensino: IBMEC, Unigranrio, Faculdade Cândido Mendes e Fundação Getulio Vargas. Foi Procurador-Chefe da Procuradoria de Serviços Públicos, Patrimônio, Meio Ambiente e Urbanismo do Município de Nova Iguaçu/RJ, encarregada também da revisão e aprovação de todas as minutas de editais de licitação, contratos e convênios e Procurador Adjunto Administrativo do Município de Petrópolis/RJ. Em sua atuação em escritórios de advocacia, possui experiência em direito urbanístico, licitações e contratos e questões relacionadas ao patrimônio público. Atua também em defesa de gestores públicos junto aos órgãos de controle, notadamente o Tribunal de Contas da União, e em análises de estruturas para contratos de concessão para serviços públicos e exploração de infraestruturas públicas. Possui vários artigos publicados em Revistas técnicas, com destaque para as áreas de Licitações e Contratos e Direito Urbanístico.
Mara Lúcia Reis Monteiro da Cruz - Mestre e doutoranda em Educação Especial (UERJ); Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Estácio de Sá (1992). Ministra aulas em cursos de especialização. É co-autora dos livros Educação online, Pedagogia e aprendizagem em plataformas digitais, publicado pela De Facto Editores, Portugal, 2012; Educação especial e inclusão escolar: reflexões sobre o fazer pedagógico, publicado pela Editora da UFFRJ, 2011; Temas em inclusão: saberes e práticas, publicado pela UNIRIO, 2009; Educação inclusiva: Cultura e cotidiano escolar, 2007, Caminhos das letras - Alfabetização na era digital, publicado pela Editora das autoras, 2005; e A informática e os problemas escolares de aprendizagem, publicado pela Editora DP&A, 1998.
Marco Antonio Toledo dos Santos - Graduado em Processamento de Dados com Especialização em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, em Gerenciamento de Projetos pela Universidade Gama Filho, em Gestão de Negócios pela Universidade Cândido Mendes e em Gestão Esportiva pela Fundação Instituto de Administração. Foi Diretor de Convênios nas Prefeituras de Valença /RJ e Barra do Piraí/RJ. Diretor de Projetos Esportivos e Eventos na Prefeitura de Valença/RJ. Consultor na Área de Convênios e Contratos de Repasse em Municípios dos Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais e Instrutor SICONV com capacitação realizada pelo Ministério do Esporte. Elaborador dos Planejamentos Pedagógicos dos Programas PELC e Luta pela Cidadania do Município de Valença/ RJ que foram os primeiros colocados do Estado do Rio de Janeiro nos Critérios de Avaliação do Ministério do Esporte. Professor nas áreas de Gestão da Qualidade e Organização, Sistemas e Métodos da Fundação D. André Arcoverde (ITERP) e Professor convidado na área de Gestão de Projetos para o MBA em Engenharia de Produção da Faculdade Redentor em parceria com o Grupo Voitto.
Arildo José Uller - Mestre em Gestão de Políticas Públicas. Consultor e Assessor em Organização, Estruturação de Departamentos e Gestão das Receitas Municipais, especialmente na Recuperação de Créditos inscritos ou não em Dívida Ativa. Co-autor do livro Gestão na Cobrança de Tributos, Editora Boiteux, 2007. Autor de vídeos de desenvolvimento profissional voltados à gestão da cobrança de tributos e ao atendimento ao(à) contribuinte. Organizou e desenvolveu funções na área de cobrança de Prefeituras Municipais do Estado de Santa Catarina.
Professor Dr. Marcos Roberto Pinto - Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo/USP. Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Pós-Graduado em Administração de Empresas (PPGA) pela Universidade de São Paulo. Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP), com a defesa da tese: Educação com entretenimento: um experimento com SimCity para curtir e aprender contabilidade governamental. Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com atuação nas seguintes disciplinas: Planejamento e Orçamento Público; Contabilidade Pública; Finanças Públicas. Foi Professor da Universidade Federal Fluminense – UFF - e Coordenador do Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, na modalidade EAD, da Universidade Aberta do Brasil – UAB. Forte experiência em assessoria técnica na execução de projetos relacionados às finanças públicas e na orientação aos governos municipais sobre Orçamento e Contabilidade Pública, melhoria da gestão financeira e aumento da arrecadação de receitas próprias dos Municípios.
Professor Dr. José Ronaldo de Castro Souza Júnior - Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), com monografia na área de avaliação econômica de projetos ganhadora do Prêmio Minas de Economia (2001). Mestre em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Doutor em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Professor da graduação de Ciências Econômicas no IBMEC/RJ nas disciplinas de Macroeconomia III e Macroeconomia V desde 2013. Experiência anterior como professor na Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da FGV-RJ, na Universidade Federal de Minas Gerais e na PUC-MG. Pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA/RJ, desde 2004. Organizador do livro Evolução Recente das Políticas Monetária e Cambial e do Mercado de Crédito no Brasil, IPEA, 2014. É autor de capítulos de livros e tem trabalhos publicados em revistas científicas de diversas áreas de economia.
Armando Rosemberto Mattos Teixeira - Pós-Graduação em Segurança de Redes de Computadores na Universidade Estácio de Sá. Graduado em Análise de Sistemas na Universidade Estácio de Sá. Secretário Municipal de Controle Interno e Secretário Municipal de Assistência Social e Gestor de Convênios na Prefeitura de Duas Barras, Estado do Rio de Janeiro. Multiplicador de Conhecimentos sobre o SICONV formado pelo Ministério do Planejamento, Organização e Gestão. Capacitação na área de Administração Pública pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro. Consultor contratado pelo IBAM para instrutoria de cursos sobre o SICONV. Membro da Equipe Técnica da Vero Formação de Gestores.
Claudia Roveri - Auditora Fiscal Tributária do Município de Blumenau desde Março de 1998. Pós-graduada em Direito Tributário pela FURB/SC. Bacharel em Direito pela FURB/SC. É pós-graduanda do curso de Pós-Graduação de Controle da Gestão Pública Municipal da FEPESE. Atuou em vários projetos relevantes na área fiscal, incluindo assessoria na elaboração e revisão de Códigos Tributários Municipais e seus regulamentos. Coordenou os trabalhos da Comissão de Implantação da NFS-e do Município de Blumenau/SC. Professora no curso técnico de Logística no SENAC e professora universitária no Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI, nas cidades de Blumenau e Indaial, lecionando as disciplinas de Direito Tributário e Direito Empresarial para os cursos de Direito, Ciências Contábeis e Administração.
Dr. André de Sousa Roepke - Procurador de carreira da Câmara Municipal de Blumenau/SC. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e Graduado em Direito também pela UFSC. Professor nos cursos de graduação em Direito de instituições de ensino superior tendo atuado (i) na Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), e (ii) no Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI), nas disciplinas de Direito Constitucional e Administrativo. Possui artigos publicados na área de Teoria de Direito e Direito Público. Currículo mais detalhado na Plataforma Lattes em nome de André de Sousa Roepke.
Priscila Krauss - Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva IESC-UFRJ. Doutoranda em Saúde Coletiva pelo IESC-UFRJ. Atua como pesquisadora e coordenadora de campo em projetos de pesquisa no Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ, em parceria com outros centros acadêmicos e universidades, como a Fundação Oswaldo Cruz e a University of Columbia (EUA). É autora de artigos científicos sobre a epidemiologia dos transtornos mentais e violências, e revisora de periódicos, como a Revista Panamericana de Salud Pública/Pan American Journal of Public Health's. Tem experiência na área de Saúde Pública e Epidemiologia, com ênfase em Sistemas de Informação em Saúde.
Alexandre Rangel - Consultor do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão em ações de capacitação no SICONV. Co-autor e responsável pelos tutoriais do Manual para Usuários de Entidades sem Fins Lucrativos sobre o SICONV, publicado pelo Ministério do Planejamento/Secretaria de Gestão e disponível no Portal de Convênios – www.convenios.org.br. Instrutor de cursos do SICONV coordenados pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão nas regiões Nordeste, Norte e Distrito Federal e instrutor de programas apoiados pela União Europeia, Mercosul e Fundação Friedrich Ebert. Chefe da área administrativa da Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal. Bacharel em Filosofia e MBA em Planejamento Estratégico e Democrático.
Marcia Valeria Meni Fonseca - Engenhara Civil e Gestora de Convênios, Contratos de Repasse e Financiamentos no Município de Guarulhos, Estado de São Paulo, há mais de 13 anos. Monitora, acompanha e orienta a execução de convênios do Município com a União e o governo do Estado de São Paulo. No exercício dessa função orienta as Secretarias e órgãos do governo na operação do SICONV, desde a elaboração, inclusão e envio de propostas/projetos até a prestação de contas e sua finalização. Formada em “Gestão de Contratos de Repasse e de Financiamento” pela Caixa Econômica Federal, em “Operação do SICONV: Funcionalidades e Gestão do Sistema”, pela Vero Formação de Gestores, em “Convênios e Contratos de Repasse” pelo IBAM, em “Gestão de Convênios “, pela Premium Seminários e Cursos, e em “Licitações e Contratos”, pela D’Accord Assessoria.
Marcelo Paiva - Mestre em Linguística e pós-doutorado em Português Jurídico e Direito Publico, professor em cursos presenciais há 30 anos e em cursos a distância há 8 anos. Autor de mais de 36 livros sobre o uso adequado de nosso idioma em especializações relacionadas principalmente com atividade institucional. Atualmente, ministra cursos presenciais e a distância a diversos órgãos públicos no Brasil (STF, CNJ, STJ, TSE, TCU, MPU, Polícia Federal, tribunais regionais, Ministérios, Autarquias etc) e em Portugal (Tribunal Constitucional, Supremo Tribunal de Justiça, Ministério de Finanças etc).