Informações sobre curso

SICONV COMPLETO E TIRA DÚVIDAS OPERACIONAIS DO SISTEMA

Inscrições abertas
período do inscriçõesde 12/04/2018 até 18/05/2018
data do cursode 28/05/2018 até 30/05/2018
valor total do investimentoR$ 1.495,00
Pague no cartão em 3x sem juros ou em até 18x ou ganhe 5% de desconto no boleto da Vero
vagas8
informações sobre o cursoO envio de propostas de convênios com órgãos da administração pública federal, sua execução física e financeira, seu acompanhamento e fiscalização e a prestação de contas de cumprimento do seu objeto, vinculados ou não a emendas parlamentares, seja da parte de entidades públicas ou de organizações da sociedade civil ocorrem no Sistema de Convênios e Contratos de Repasse da União.

Curso ATUALIZADO incluindo alternativas de devolução do saldo remanescente de convênios e contratos e apresentação das inovações trazidas pela Portaria Interministerial 424, de dezembro de 2016, alterada pela Portaria Interministerial 451, de dezembro de 2016, e Decreto 8.369.

Público do curso:
O curso destina-se a servidores, pessoal técnico e gestores de entidades públicas e privadas sem fins lucrativos (organizações da sociedade civil) e consultores que atuam na área de convênios e contratos de repasse celebrados com a administração pública federal, via SICONV.

Programação do curso:
O Curso Completo do SICONV e Tira Dúvidas Operacionais do Sistema compreende:

MÓDULO I – Visão Integrada do SICONV
- Os módulos e as funcionalidades do SICONV – apresentação geral.
- Da integração entre os módulos de cadastramento de planos de trabalho ou propostas e de execução.
- Da integração entre os módulos de execução e de prestação de contas de convênios e contratos de repasse no SICONV.
- Atribuições do Convenente e do Concedente na Execução de Convênios e Contratos de Repasse – Quadro Síntese

MÓDULO II – A nova Portaria nº 424/2016 e as normas Orientadoras dos Convênios e Procedimentos Iniciais - Nova Portaria Interministerial 424, de dezembro de 2016:
- Normas básicas para celebração, execução e prestação de contas de convênios e contratos de repasse.
- Consulta aos programas disponíveis no SICONV para celebração de convênios ou contratos de repasse. Dois caminhos complementares
- O formato da apresentação dos programas e seus elementos essenciais para a elaboração de propostas e planos de trabalho via Sistema.
- Novos procedimentos do SICONV para credenciamento e cadastramento de entidades no Sistema.
- Procedimenros para cadastramento de usuários, alterações de perfis e exclusão de usuários.

MÓDULO III – Funcionalidades do Módulo de Cadastramento e Envio de Propostas de Convênios e Contratos de Repasse
- Registro de Justificativa e Objeto da Proposta
- Registro do Valor Global da Proposta. Conceito de Valor Global.
- Registro do Plano de Trabalho:
* Cronograma Físico
* Cronograma de Desembolso
* Plano de Aplicação Detalhado
* Plano de Aplicação Consolidado
* Lembrete 1: Haverá despesas cobertas por OBTV para o Convenente?
* Lembrete 2: Será proposta cláusula suspensiva?
* Capacidade técnica e outras exigências do Programa.

MÓDULO IV - Situações de erro mais frequentes no cadastramento e no envio de propostas e planos de trabalho para convênios com órgãos da administração pública federal.
- Apresentação em plenária e debate sobre alternativas de solução.

MÓDULO V – A funcionalidade de OBTV e seu impacto na execução, nas movimentações financeiras e na prestação de contas de Convênios e Contratos de Repasse via SICONV
- Conceito da funcionalidade de Ordem Bancária de Transferências Voluntárias - OBTV. Decreto 7.641, de dezembro de 2011.
- Normas aplicáveis à adoção da funcionalidade de OBTV. Instrução Normativa nº 6, de julho de 2012.
- Convênios anteriores a 30 de julho X Convênios a partir de 30 de julho, data de implantação da funcionalidade de OBTV.

MÓDULO VI – Registros prévios às movimentações financeiras via funcionalidade de OBTV
- Processo de compra. Conceito. Os três conjuntos de registros do processo de compra. Vídeo de simulação de preenchimento da aba.
- Registro de Contratos de terceiros. Vínculo entre registro de contrato e registro do processo de compra. Vínculo entre contrato e metas do plano de trabalho. Vídeo de simulação de preenchimento da aba.
- Documento de liquidação. Tipos de documentos de liquidação. Vínculo entre documento de liquidação, processo de compra, contrato, cronograma físico, cronograma de desembolso e plano de aplicação detalhado. Vídeo de simulação de preenchimento da aba.

MÓDULO VII – Pagamentos e registros de movimentações financeiras
- Perfis de usuários e situações possíveis das movimentações financeiras. Macro fluxo das movimentações financeiras.
- Ordenador de despesas OBTV. Informação ao Banco que detém a conta convênio e seleção do ordenador.
- OBTV – Senhas do Ordenador de Despesas e do Gestor Financeiro.
- Cadastrar credor da transferência voluntária. Informação prévia do SIAFI e cadastramento de novo credor.
- OBTV – pagamento a fornecedor por transferência bancária. Demonstração do procedimento. Detalhar fontes.
- OBTV – pagamento a fornecedor no caixa. Caso excepcional desse tipo de pagamento. Condição de aplicação da exceção, segundo a Portaria 507/2011.
- OBTV para o Convenente. Conceito. Limite de valor e acordo quanto aos itens aplicáveis. Tipo de documento de liquidação.
- OBTV – Listar movimentações financeiras.
- OBTV - Autorizar e cancelar movimentação financeira. Prazos.
- OBTV - Devolução de recursos para a Conta Única do Tesouro. Conceito. Quando se aplica?
- OBTV - Classificar Ingresso de Recurso. Tipos de classificação.
- OBTV Câmbio - Complementação de dados de Câmbio
- OBTV - Aplicação em Poupança
- OBTV - Tributos
- OBTV - Conciliação Bancária
- OBTV - Extrato bancário

MÓDULO VIII – Relatórios de execução, ajustes de plano de trabalho e alterações em cláusulas do Convênio
- Relatórios de execução. Conceito e usos. Tipos de relatórios e como gerar relatórios.
- Análise e aprovação dos relatórios de execução.
- Termo Aditivo. Conceito e aplicação. Objeto e justificativa.
- Ajuste do Plano de Trabalho. Conceito e aplicação. Objeto e justificativa.

MÓDULO IX – A Prestação de contas com OBTV
- Discriminação completa das OBTV para o Convenente.
- OBTV - Resgate total das aplicações.
- Três opções de devolução do saldo remanescente. Características e aplicabilidade de cada uma delas.
- OBTV - devolução do saldo remanescente.
- Anexos.
- Fluxograma da prestação de contas.

MÓDULO X – Situações mais frequentes de erro na operação do SICONV com a funcionalidade de OBTV
- Apresentação e debate sobre erros de procedimentos mais frequentes na operação e gestão do SICONV.

Carga horária:
8:30h às 17:30h horas nos três dias do curso, num total de 24 horas de curso.

Intervalo para almoço no hotel das 12:00h às 13:00h.

Número de participantes:
até 6 pessoas.

Inscrições e seu pagamento:
O pagamento das inscrições tem três opções:

1. por boleto bancário solicitado à VERO;
2. por transferência bancária; e
3. por cartão de crédito ou boleto via pagseguro.

Para proceder à inscrição no curso e seu pagamento, siga estes passos:

- clique no campo Cursos Presenciais no topo da página principal da VERO - www.verogestores.com.br;
- clique sobre o curso SICONV Completo e Tira Dúvidas Operacionais, em Novembro, na data de seu interesse, confira a sua programação, o valor de inscrição e clique em fazer inscrição;
- preencha o formulário de inscrição e clique em enviar;
- escolha a forma de pagamento e confirme a sua inscrição.

Você receberá mensagem automática referente à sua inscrição.

Descontos aplicáveis:
No pagamento de inscrições via transferência bancária, aplicam-se os seguintes descontos não cumulativos:

1. 10% sobre o valor da inscrição quando o seu pagamento é feito com 15 dias ou mais de antecedência à data do curso;

2. 20% de desconto aplicado sobre o valor de uma inscrição, quando há de 3 a 5 inscrições simultâneas no curso;

3. 50% de desconto aplicado sobre o valor de uma inscrição. quando há de 6 a 9 inscrições simultâneas no curso;

4. uma inscrição gratuita quando há 10 inscrições simultâneas no curso.

Nos pagamentos realizados com cartão via Pagseguro:
- Em até 3 parcelas, juros pagos pela Vero.
- De 4 a 18 parcelas, pagamento de juros pagos pelo participante.

Em qualquer caso de desconto aplicável, favor informar á VERO para que a Secretaria proceda às alterações necessárias no sistema de modo a permitir o pagamento com valores diferenciados do valor padrão.

O que está incluído no valor da inscrição?:
Além da participação efetiva no curso, a inscrição inclui: almoço nos dias de curso, certificado de curso de atualização, apostila, pen drive com slides de apresentação do preenchimento correto das telas do SICONV, pasta, caneta e bloco de anotações.

Local do curso:
Hotel Matiz Manhattan - Rua Haddock Lobo, 867 - Região dos Jardins - ver mapa

Para sua hospedagem, há vários hotéis nas proximidades do local do curso com tarifas variadas.

Caso opte pela hospedagem no próprio Hotel Matiz Manhattan, há tarifas especiais para apartamentos individuais, duplos e de até quatro pessoas. Basta informar que está inscrito em evento da Vero Formação de Gestores. O telefone para reservas é (11) 3083 5511.

Uso de notebooks:
O uso de notebooks trazidos pelos participantes será relevante para o acompanhamento da apresentação das telas do Sistema.

Nota de Empenho:
Entidades públicas poderão confirmar a inscrição de seu pessoal mediante apresentação de Nota de Empenho.

Confirmação da realização do curso:
A Vero poderá confirmar o curso até 5 dias antes da data de sua realização. Pagamentos da inscrição via boleto bancário ou depósito em conta bancária da Vero e remessa de Nota de Empenho referente à inscrição de participantes do curso serão os elementos considerados para a confirmação da realização do curso no prazo indicado.

Informações adicionais:
contato@verogestores.com.br
telefones: (21) 2609 5326, (21) 99851 9166

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Instrutor



Nilton Almeida Rocha - Mestrado em Educação, área de concentração em Filosofia da Educação, pela Fundação Getulio Vargas/Instituto de Estudos Avançados em Educação/RJ. Cursou Ciências Sociais e Filosofia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, exercendo a função de monitor da cadeira de Teoria do Conhecimento no curso de Filosofia. Graduado em Filosofia e Teologia pelo Seminário Teológico da Igreja Episcopal do Brasil. Fez Curso Livre ministrado por Paulo Freire, no Foyer Knox/Genebra/Suiça, em 1972, quando do processo de elaboração do livro Cartas à Guiné-Bissau. Coordenador técnico do primeiro convênio do Ministério do Planejamento, Organização e Gestão, em 2008/2009, para formação dos primeiros multiplicadores de conhecimento do SICONV nos governos municipais do país. Consultor contratado pelo Banco Mundial e pelo BID para apoiar Programas de Desenvolvimento Institucional de Governos Locais, tendo atuado em países da América Latina e da África. Consultor de programas de desenvolvimento institucional de países africanos de língua oficial portuguesa – PALOP´s – no âmbito de cooperação técnica do governo brasileiro. Organizador e autor de livros sobre administração municipal no Brasil. Foi editor executivo da Revista de Administração Municipal – RAM.