Informações sobre curso

Análise de Problema e Tomada de Decisão

Inscrições abertas
início do cursoVocê se inscreve, paga a inscrição, recebe o login e senha de acesso ao ambiente de ensino e inicia o curso – máximo de dois dias após o pagamento da inscrição. Um(a) tutor(a) acompanhará você durante o curso e estará à disposição para apoiar o desenvolvimento de suas atividades.
período do curso60 dias
valor total do investimentoR$ 220,00
Pague no cartão em 3x sem juros ou em até 18x ou ganhe 5% de desconto no boleto da Vero
informações sobre o cursoMudanças rápidas, profundas e inesperadas configuram o cenário de atuação do gestor ou coordenador de projetos e processos de trabalho. A gestão torna-se mais complexa e desafiadora, exigindo capacidade de percepção do novo e de sustentação do que já é demandado. Atores sociais mais participativos e demanda por serviços públicos de qualidade fazem parte desse cenário.

Este curso propõe técnicas capazes de ajudar o gestor ou coordenador de projetos e processos de trabalho a melhor determinar um problema e, então, tomar decisões mais consistentes.

O cotidiano gerencial é marcado pela enxurrada de ‘problemas’. Serão problemas de fato ou falsos problemas? Quanto tempo se perde em reuniões sobre problemas mal formulados cuja análise é prejudicada a priori? Algumas pessoas já mediram esse tempo e as conclusões foram estarrecedoras.

Dificuldades semelhantes ocorrem na tomada de decisão. Vieses cognitivos conduzem a decisões que se mostram ineficazes. O gestor é presa fácil, frequentemente, de sugestões e orientações distorcidas de sua equipe e de seus assessores; as decisões perdem qualidade.

Essas questões são abordadas no curso e serão consideradas em nossos fóruns de debates.

Descontos no valor das inscrições:
Nos pagamentos realizados com boleto da Vero ou via depósito em conta bancária da Vero:
- De 3 a 5 inscrições simultâneas, ainda que em cursos diferentes, desconto de 20% aplicado sobre o valor de uma inscrição.
- De 6 a 9 inscrições simultâneas, ainda que em cursos diferentes, desconto de 50% aplicado sobre o valor de uma inscrição.
- Gratuidade de uma inscrição, caso haja 10 ou mais inscrições simultâneas, ainda que em cursos diferentes.

Nos pagamentos realizados com cartão via Pagseguro:
- Em até 3 parcelas, juros pagos pela Vero.
- De 4 a 18 parcelas, pagamento de juros praticados pelo Pagseguro.

Carga horária: 60 horas.

Os conteúdos do curso tomam em conta os seguintes elementos:

  • como identificar, separar e planejar a resolução de situações que se apresentam como problema – o que deve ser considerado um problema numa determinada situação?;
  • como definir problema, levantar hipóteses de suas causas e verificá-las;
  • como determinar critérios para a tomada de decisões?; e
  • como avaliar consequências adversas decorrentes da tomada de decisões.


São participantes prioritários deste curso os servidores que são responsáveis pela gestão de processos internos de trabalho – processos financeiros, administrativos e que se vinculam à prestação de serviços ao cidadão.

Ao final do curso, o participante terá utilizado ferramentas para analisar problemas, traçar as principais características das decisões a serem tomadas para a sua solução e desenvolvido habilidades para identificar suas possíveis conseqüências adversas.

O curso está estruturado nos seguintes módulos:

Módulo 1: O Diagrama da Gestão
  • Análise de situações gerenciais.
  • Como decidir o que fazer? Como ter a convicção de que está dando atenção aos assuntos cuja solução são de fato mais relevantes e geram resultados mais expressivos?
  • Reconhecimento das situações.
  • Separação das situações.
  • Definição de situações prioritárias.
  • Planejamento da resolução de situações.
  • Identificação dos passos seguintes para a resolução de situações.
  • Exercícios práticos.


Módulo 2: Problemas Aparentes e Problema Gerencial
  • Análise de Problema.
  • O que é um problema, do ponto de vista gerencial? Conceito.
  • Como enunciar um problema.
  • Como especificar ou descrever um problema.
  • Identificação de possíveis causas de um problema.
  • Distinções ou características próprias de um problema.
  • Elaborar hipóteses de causa de um problema.
  • Testar causas prováveis e verificar a hipótese mais provável.
  • Para além da solução imediata do problema.


Módulo 3: O Combate aos Vieses Cognitivos e Técnicas para Tomada de Decisão
  • O que é decidir? Natureza e conceito da decisão.
  • Como evitar vieses cognitivos na tomada de decisão
  • Propósito da decisão. Estabelecer um propósito.
  • Fixar critérios ou objetivos para a decisão.
  • Classificar os objetivos da decisão. Critérios obrigatórios e critérios desej´veis. Hierarquização dos critérios desejáveis.
  • Gerar alternativas de decisão. Comparar as alternativas.
  • Conseqüências adversas da decisão.
  • Escolha final.
  • Análise de decisão e reforço das recomendações.

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Autor



Nilton Almeida Rocha - Mestrado em Educação, área de concentração em Filosofia da Educação, pela Fundação Getulio Vargas/Instituto de Estudos Avançados em Educação/RJ. Cursou Ciências Sociais e Filosofia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, exercendo a função de monitor da cadeira de Teoria do Conhecimento no curso de Filosofia. Graduado em Filosofia e Teologia pelo Seminário Teológico da Igreja Episcopal do Brasil. Fez Curso Livre ministrado por Paulo Freire, no Foyer Knox/Genebra/Suiça, em 1972, quando do processo de elaboração do livro Cartas à Guiné-Bissau. Coordenador técnico do primeiro convênio do Ministério do Planejamento, Organização e Gestão, em 2008/2009, para formação dos primeiros multiplicadores de conhecimento do SICONV nos governos municipais do país. Consultor contratado pelo Banco Mundial e pelo BID para apoiar Programas de Desenvolvimento Institucional de Governos Locais, tendo atuado em países da América Latina e da África. Consultor de programas de desenvolvimento institucional de países africanos de língua oficial portuguesa – PALOP´s – no âmbito de cooperação técnica do governo brasileiro. Organizador e autor de livros sobre administração municipal no Brasil. Foi editor executivo da Revista de Administração Municipal – RAM.