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Gestão em Educação

Curso cancelado
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período do curso60 dias
valor total do investimentoR$ 130,00
Pague no cartão em 3x sem juros ou em até 18x ou ganhe 5% de desconto no boleto da Vero
informações sobre o cursoQuando pensamos atualmente na palavra direitos, é inevitável pensarmos em uma série de outras, como saúde e educação.

Diferentes leis e Constituições brasileiras têm assegurado o acesso de todos à educação, em ambiente não segregado. Educação constitui-se, portanto, em um direito inalienável, um dos pilares da sociedade democrática.

Durante muitos anos, em nosso país, saber ler e escrever foram habilidades suficientes para a participação social limitada que o Estado permitia e para o tipo de trabalho disponível para determinadas classes sociais. Paulo Freire, no entanto, destacou a importância da alfabetização para a autonomia, no sentido de nunca desvincular a leitura da palavra da leitura do mundo.

Para tanto, introduziu a ideia de alfabetização emancipadora, sugerindo que os alunos devem ser alfabetizados quanto às suas próprias histórias, às experiências e à cultura de seu meio ambiente imediato. Por outro lado, para que possam transcender a seu próprio meio, devem também apropriar-se dos códigos e culturas das esferas dominantes.

Vivenciamos hoje problemas de toda ordem no cotidiano de nossas escolas, como por exemplo, a violência entre alunos, agressões a professores, depredação do patrimônio público, baixos rendimentos, repetência e evasão escolar. Trata-se de problemas que vêm gerando entre os profissionais e alunos, com destaque para os professores, sentimentos de desprazer, frustração, menos valia, que muitas vezes resultam em doenças diversas.

Nesse novo cenário, é inegável a importância das ações do gestor da escola para garantia do exercício de suas funções e a democratização das relações e do ensino. Tais ações abrangem a condução administrativa, financeira e pedagógica do cotidiano escolar, assim como a gestão relacional com a comunidade o que inclui a composição de instâncias colegiadas (conselhos escolares, grêmios estudantis), o que abordaremos em módulo específico deste curso.

No entanto, embora a maioria das escolas públicas conte com um diretor, algumas vezes escolhido pela comunidade, ainda se mantém um distanciamento entre as exigências ou garantias legais e a prática da gestão nas escolas, isso é, um distanciamento entre os discursos e as ações.

Os conteúdos do curso são desenvolvidos em Módulos:

Módulo I – Cidadania e Educação

• Introdução
• A cidadania
• A educação
• Educação e cidadania no Brasil

Módulo II – Aspectos Legais da Educação Nacional

• Introdução
• A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o Plano Nacional de Educação e a Gestão Escolar
• O Plano Nacional de Educação

Módulo III – Questões Atuais em Gestão Escolar

• Introdução
• Os documentos norteadores da Escola
o Projeto político pedagógico
o Os conselhos de Escola
o O regimento escolar
• Gestão para a educação inclusiva
o O que é de fato a inclusão?
o Inclusão e acessibilidade: relação condicional
o Acessibilidade ao currículo
o O atendimento educacional especializado
o Em tempos de informação e comunicação, onde anda o preconceito?
• Tecnologias e gestão escolar
o Escola e tecnologia
o Computadores como instrumentos culturais de aprendizagem
o Computadores como sistemas de gerenciamento

Módulo IV – Avaliação da Escola

• Introdução
• Avaliação da aprendizagem
• Avaliação da Escola
• Avaliação Internacional
• O IDEB e o compromisso “Todos pela Educação”
• SAEB e Prova Brasil – avaliando o ensino fundamental


Descontos no valor das inscrições:
Nos pagamentos realizados com boleto da Vero ou via depósito em conta bancária da Vero:
- De 3 a 5 inscrições simultâneas, ainda que em cursos diferentes, desconto de 20% aplicado sobre o valor de uma inscrição.
- De 6 a 9 inscrições simultâneas, ainda que em cursos diferentes, desconto de 50% aplicado sobre o valor de uma inscrição.
- Gratuidade de uma inscrição, caso haja 10 ou mais inscrições simultâneas, ainda que em cursos diferentes.

Nos pagamentos realizados com cartão via Pagseguro:
- Em até 3 parcelas, juros pagos pela Vero.
- De 4 a 18 parcelas, pagamento de juros praticados pelo Pagseguro.


Autores



Adriana Rodrigues Saldanha de Menezes - Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ- 2012). Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (1998). Orientadora Educacional concursada pela Prefeitura Municipal de Angra dos Reis. Larga experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial nas esferas da Política Pública e Implantação de Educação Inclusiva. Pesquisadora na linha de Pesquisa Educação Inclusiva e Processos Educacionais, na UERJ. Atuou como tutora de cursos a distância do Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro - CEDERJ. Exerce o cargo de Gerente de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Angra dos Reis, RJ.


Mara Lúcia Reis Monteiro da Cruz - Mestre e doutoranda em Educação Especial (UERJ); Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Estácio de Sá (1992). Ministra aulas em cursos de especialização. É co-autora dos livros Educação online, Pedagogia e aprendizagem em plataformas digitais, publicado pela De Facto Editores, Portugal, 2012; Educação especial e inclusão escolar: reflexões sobre o fazer pedagógico, publicado pela Editora da UFFRJ, 2011; Temas em inclusão: saberes e práticas, publicado pela UNIRIO, 2009; Educação inclusiva: Cultura e cotidiano escolar, 2007, Caminhos das letras - Alfabetização na era digital, publicado pela Editora das autoras, 2005; e A informática e os problemas escolares de aprendizagem, publicado pela Editora DP&A, 1998.